CONSELHO REGIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

NOTÍCIAS

Notícias do CRTR4RJ

JÁ SÃO 82 INFECTADOS, DENTRE ESSES, 5 ÓBITOS DE PROFISSIONAIS DAS TÉCNICAS RADIOLÓGICAS NO PERÍODO DA PANDEMIA DE COVID-19 NO ESTADO DO RJ

Esses números foram apurados no período de 01/05/2020 a 22/05/2020 pelo grupo de trabalho do CRTR4 RJ.

No dia 1° de maio o CRTR4 RJ lançou um grupo de trabalho para monitorar os casos de COVID-19 em auxiliares, técnicos e tecnólogos em radiologia. Composto por profissionais de várias regiões do estado, quantidade de infectados e estágio da doença foram quesitos levados em consideração para essa primeira parcial.O levantamento foi feito entre 01/05/2020 e 22/05/2020 há dados retroativos, as informações são desde o início da pandemia da COVID-19. Para reunir o maior número de dados sobre o quantitativo de profissionais infectados, os critérios utilizados foram: teste positivo – swab, teste rápido ou sorologia IgG e IgM e/ou imagens tomográficas “vidro fosco”, com laudo sugestivo para infecção por COVID-19, uma vez que não há testes suficientes que atendam a demanda dos profissionais ou população.

Esse levantamento servirá, para alimentar o banco de dados do sistema CONTER/CRTRs bem como o do próprio ministério da saúde. Com essas informações será possível entender e buscar soluções para minimizar os impactos da doença na categoria, identificar as regiões mais críticas e locais que demandam mais força de trabalho, aplicar ações de fiscalização e até mesmo ações solidárias.

“Devido a toda limitação existente no sistema de saúde, é possível que esses números sejam ainda mais alarmantes, o que nos preocupa e muito. Estamos ampliando nosso alcance na coleta desses dados aliando os Supervisores das Aplicações das Técnicas Radiológicas (SATERs) ao processo, cada Regional (CRTRs) tem o conhecimento da sua região de atuação, por isso acredito no nosso atual plano de ação e estou otimista que vamos conseguir ampliar esse controle. Com isso poderemos usar e passar todas as informações necessárias ao CONTER e a todos os órgãos competentes.”

Finalizou o Presidente do CRTR4 RJ Marcello Carlos

Compartilhe