CONSELHO REGIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

NOTÍCIAS

Notícias do CRTR4RJ

HISTÓRIAS DA RADIOLOGIA. JANNER JALNE DE MORAIS – TÉCNICO EM RADIODIAGNÓSTICO E PRIMEIRO PRESIDENTE DO CONTER

Hoje quem vai contar um pedacinho da história da nossa categoria é o notável Jenner Jalne de Morais de 71 anos, Técnico em Radiodiagnóstico. Este que participou ativamente de todo movimento de criação, lá na década de 80, do sistema CONTER/CRTRs e foi nosso primeiro presidente nacional. Jenner exibe orgulhoso o primeiro computador utilizado por ele no sistema, nessa máquina foi feita a primeira eleição do CONTER na época que ele era o vice-presidente da FATREB (Federação das Associações dos Técnicos em Radiologia do Brasil), nele também foram criados bancos de dados a partir da reunião das informações de todas as extintas associações.

“Esse computador eu guardo até hoje como a melhor recordação da primeira eleição, da administração do CONTER no começo e do cadastramento de todos que se inscreveram no conselho.” Comentou Jenner com um grande sorriso.

Jenner nos contou também que pra conseguir instalar de fato o conselho, criou de uma maneira quase que autoritária, palavras dele, uma pré-inscrição via formulário, que se estendia a todos os profissionais da categoria no Brasil. Criou também um comprovante de pagamento em parceria com o banco Bradesco que trazia todas as informações dos profissionais, a intenção era unificar.


Num primeiro momento foram criados, além do CONTER, 5 conselhos regionais. Foram eles Brasília que englobava de Goiás até o Amazonas, Recife que unificava todo Nordeste do país, São Paulo era junto com Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, Rio de Janeiro que englobava Espirito Santo e Minas Gerais e Rio Grande do Sul que englobava Paraná e adjacências. Ao serem constatadas algumas dificuldades de convivência, logo a seguir outros 5 regionais foram criados, desmembrando Minas Gerais, Paraná entre outros. Hoje esse número chega a 18.

Sempre orgulhoso de ter participado da toda estruturação do sistema CONTER/CRTRs, hoje Jenner participa e milita pelo empoderamento dos conselhos federais e há mais de 20 anos é Secretário Executivo do Fórum dos Conselhos Federais. Jenner ressalta sempre a importância da categoria de auxiliares, técnicos e tecnólogos em radiologia na composição do fórum dos conselhos.

“Lá no fórum dos conselhos a gente discute matérias de todas as categorias, e o sistema CONTER/CRTRs é peça chave. Os técnicos em radiologia são de extrema importância, nós temos uma coesão independe de política, a categoria sabe o que quer no Brasil inteiro e isso é algo que eu ajudei a criar!” Finalizou Jenner Jalne de Morais.

Compartilhe

Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no print