CONSELHO REGIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

NOTÍCIAS

Notícias do CRTR4RJ

DECISÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO DE SÃO PAULO MOSTRA QUE BIOMÉDICOS SÃO MAIS CAROS QUE TÉCNICOS E TECNÓLOGOS EM RADIOLOGIA

Em ação movida na justiça do trabalho de São Paulo, a empresa DASA foi obrigada a pagar horas extras no excedente das 24 horas semanais laborais a biomédico que atuava como técnico em radiologia.

A ação movimenta cifras que que chegam a milhares de reais. Apesar do profissional que moveu esse processo ser um biomédico, toda fundamentação do seu processo se baseou na Lei nº 7.394/85, isso mesmo, a nossa Lei, aquela que regulamenta a nossa profissão.

Veja esse trecho do Processo:

JORNADA

“(…) O autor reivindica a aplicação da jornada especial de 24h semanais, tendo em vista que suas atribuições o levariam a ser enquadrado na hipótese da Lei nº 7.394/85, regulamentada pelo Decreto nº 92.790/86.”

Em matéria divulgada nas nossas redes sociais em 19/08/2020, expomos a realidade em relação aos custos de cada profissional. O biomédico custa mais caro e acaba se submetendo a condições de trabalho que colocam em risco a saúde, já que a jornada de trabalho é, na maioria das vezes, maior do que a estipulada em Lei para profissionais que trabalham com radiação ionizante.

É aquela velha história de querer ser esperto e contratar o mais barato. “Com objetivo de reduzir custos, empregadores acreditam que contratar biomédicos seja uma alternativa, uma vez que a jornada de trabalho pode ser maior do que 24 horas. Contudo, cabe informar que os prejuízos podem ser maiores para os empregadores, conforme noticiado pela Gestão Muda Radiologia em 19/08/2020 no informativo “BIOMÉDICOS CUSTAM MAIS CARO DO QUE TR/TNR EM RADIOLOGIA NO RJ, nessa matéria tem até um quadro comparativo de valores.” Comentou a Presidenta do CRTR4 RJ Luciene Marinho.

Link da Matéria: https://www.crtrrj.gov.br/biomedicos-custam-mais-caro-do-que-tr-tnr-em-radiologia-no-rj/

Compartilhe