CONSELHO REGIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

NOTÍCIAS

Notícias do CRTR4RJ

CRTR4 RJ SOLICITA AS SECRETARIAS ESTADUAL E MUNICIPAL A INCLUSÃO DA CATEGORIA NO GRUPO PRIORITÁRIO DA VACINAÇÃO CONTRA COVID-19

Todo paciente com suspeita ou com confirmação de COVID-19 precisa de exame de imagem.

Na reportagem exibida em 10 de maio de 2020 no Fantástico (TV Globo) a Dra. Rosana Richtmann membro da comissão de controle de infecção hospitalar do hospital Emílio Ribas-SP constatou o fato de que a sala de tomografia é um dos lugares com maior risco de contaminação pelo coronavírus. E o responsável por realizar esses exames de imagem são profissionais técnicos em radiologia ou os graduados em tecnologia em radiologia.

Na portaria do ministério da saúde N° 639 de 31 de março de 2020 nossa categoria é citada e mesmo com todas as evidências da importância dos profissionais das técnicas radiológicas nas equipes multidisciplinares da linha de frente do combate a COVID-19, é recorrente a necessidade de afirmação dessa importância, o Diretor Secretário do CRTR4 RJ arlos Eduardo Miranda comentou:

“Toda vez que um profissional da radiologia realiza os exames nos CTIs, ele precisa “mergulhar” no paciente, para “abraçá-lo”, levantá-lo e colocar o receptor de imagem. É contato em tudo que está contaminado e cara a cara com o paciente. Após a realização de toda a rotina nos CTIs, esses profissionais retornam pros seus setores e voltam a realizar os exames de todos que dão entrada com suspeita, em uma sala que precisa ficar fechada. É o dia todo em contato com esses pacientes.
Temos um número enorme de profissionais que se contaminaram durante seu dia a dia de trabalho e que em muitos casos, infelizmente, foram a óbito.”

Após receber denúncias o CRTR4 RJ saiu em defesa desses profissionais e oficiou as secretarias Estadual e Municipal de saúde do Rio para que os profissionais das técnicas radiológicas que atuam na linha de frente, estejam incluídos na primeira fase do plano de vacinação. O presidente Marcello Carlos fala sobre a participação dos SATRs nessa luta:

“Os “SATRs” supervisores das aplicações técnicas radiológicas, devem se dirigir aos gestores das unidades levando a portaria ministerial, lá fica claro que nossos profissionais são da linha de frente. Vamos exigir nossos direitos!”

Compartilhe