CONSELHO REGIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

NOTÍCIAS

Notícias do CRTR4RJ

CONSELHOS PROFISSIONAIS JUNTOS EM DEFESA DA SOCIEDADE: NO COMBATE AO CORONAVÍRUS, PELA SAÚDE PÚBLICA E PELA VIDA

Manifestação conjunta dos Conselhos Profissionais do Estado do Rio de Janeiro

Os Conselhos Profissionais signatários da presente manifestação ressaltam a importância do combate à pandemia de COVID-19 (SARS-CoV-2), realizada pelas três esferas do poder público, pela sociedade civil e pelos indivíduos. Compreendem a importância de uma abordagem interdisciplinar do tema e a essencialidade da opinião técnica, baseada em evidências para a tomada de decisão e para a viabilização do tratamento dessa demanda. 

A doença COVID-19 foi classificada como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII) – o mais alto nível de alerta da Organização Mundial de Saúde, conforme previsto no Regulamento Sanitário Internacional, no dia 30 de janeiro, e permanece no centro das discussões internacionais até o presente momento. No Brasil, até o dia 15 de abril, a doença já foi identificada em 29.015 pessoas e provocou 1.760 mortes, sendo a cidade do Rio de Janeiro um dos principais focos de contaminação no país. 

É com surpresa que os Conselhos Profissionais recebem a notícia que há movimentos políticos que tentam suspender as medidas de isolamento social ou mitigá-las sem o devido lastro de testes para COVID-19 e expansão condizente de leitos na saúde pública. 

Apesar dos avanços alcançados pelo estado, ainda persistem enormes desafios no combate à enfermidade. Os profissionais de saúde não têm encontrado equipamentos de proteção individual proporcionais ao desafio imposto e não há nenhuma garantia de que o sistema de saúde conseguirá atender à demanda de pacientes nas semanas que virão, caso as medidas não sejam mantidas. 

Há grande anseio pela retomada da vida normal. Entretanto, diversos estudos apontam que a retomada será mais eficiente após avaliação criteriosa da situação, algo ainda impossível pela baixa testagem. Assim, os Conselhos Profissionais recomendam, nos mais fortes termos, que o isolamento social seja mantido e viabilizado. Afrouxar as regras de isolamento é extremamente preocupante no cenário atual. Existe um lapso temporal de pelo menos duas semanas da contaminação à manifestação de sintomas, sendo impossível afirmar, com segurança, que a população pode transitar internamente sem perpetuar a transmissibilidade do vírus no território. 

Os Conselhos Profissionais aproveitam a oportunidade para agradecer a todos os profissionais que têm se dedicado a manter os serviços essenciais à sociedade em funcionamento e, especialmente, àqueles que arriscam a própria vida e a de seus entes queridos para ajudar no combate à pandemia. 

É importante ressaltar que, neste momento, todos os países estão recorrendo ao isolamento como o recurso mais eficaz para controle da pandemia, evitando assim expor a população e, principalmente, aqueles que estão no enfrentamento ao novo coronavírus. 

Subscrevem a presente manifestação os Conselhos abaixo relacionados: 

CAU/RJ Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro
CONRE-2 (RJ) Conselho Regional de Estatística da 2ª Região, Rio de Janeiro
CONRERP1 Conselho Regional de Profissionais de Relações Públicas do Estado do Rio de Janeiro – 1ª Região
CORECON-RJ Conselho Regional de Economia – 1ª Região
COREM Conselho Regional de Museologia 2ª Região
COREN-RJ Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro
CRB-7 Conselho Regional de Biblioteconomia 7ª Região
CREA-RJ Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro
CREDII Conselho Regional de Economistas Domésticos II
CREFITO-2 Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 2ª Região
CREFONO1 Conselho Regional de Fonoaudiologia – 1ª Região
CRESS/RJ Conselho Regional de Serviço Social – 7ª Região
CRF-RJ Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro
CRMV-RJ Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado do Rio de Janeiro
CRN-4 Conselho Regional de Nutricionistas 4ª Região
CRO-RJ Conselho Regional de Odontologia do Rio de Janeiro
CRP-RJ Conselho Regional de Psicologia do Rio de Janeiro
CRQ-III Conselho Regional de Química – 3ª Região
CRT-RJ Conselho Regional dos Técnicos Industriais do Estado do Rio de Janeiro
CRTR4 Conselho Regional de Técnicos em Radiologia do Rio de Janeiro 4ª Região

Compartilhe