CONSELHO REGIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

NOTÍCIAS

Notícias do CRTR4RJ

A RADIOLOGIA MUDOU MINHA VIDA

Richard Siqueira Dias é daqueles profissionais visionários, que buscam explorar o inexplorável. Acompanhem como a radiologia mudou a vida dele e vocês vão entender. Já aos 13 anos de idade realizava os chamados “bicos”, sempre atento a tudo e com aquela pergunta que todo adolescente tem na cabeça: O que eu vou ser quando crescer?
Ao atingir a maioridade, era lotado na secretaria de saúde de Cachoeira de Macacu, município do Estado do Rio de Janeiro. Aprendeu e desenvolveu muitos conhecimentos, e na hora de optar por um curso profissionalizante, a radiologia já era a primeira opção. Pra chegar até o local do curso 1h30min de condução, mas, mesmo assim não desanimou, foi nesse período que se apaixonou ainda mais pela profissão e conheceu professores fundamentais para a sua trajetória.

“Lá fui incentivado por grandes professores da área, hoje agradeço muito pelos ensinamentos de todos. Cada Professor foi essencial para minha formação.” Comentou Richard.

Após o período de estágio obrigatório, foi conhecendo toda rotina e notou a carência de profissionais das técnicas radiológicas no ramo da odontologia e se capacitou pra área. Richard contou que estranhou a escassez de profissionais nesta área, já que é tão importante quanto qualquer outra no ramo da radiologia.
O tempo foi passando e os altos e baixos do percurso foram aparecendo, novos rumos e novas oportunidades surgiram. Richard então fora convidado para dar aulas de capacitação em radiologia odontológica.

“Iniciei minha primeira turma de radiologia odontológica com o projeto de capacitar e aumentar as chances da categoria em uma área, até então, pouco explorada. Agora era aprender e ensinar, foi aí que de fato, a radiologia mudou a minha vida! Depois desse período passei a ter uma visão cada vez mais profissional.” Contou o técnico e tecnólogo em radiologia.

Em 2016, em mais um “clique” de oportunidades pouco exploradas, Richard fez o curso de radiologia forense.

“É uma área que as pessoas dizem que não tem vaga, aí os profissionais acabam deixando de explorar, no final das contas falta mão de obra qualificada.”

Da radiologia forense, Richard conta que realizou outro curso na sequência, o de perito judicial, e é aquela velha história a qualificação te leva ao êxito. Com a capacitação nesse curso ele foi nomeado Perito Judicial do estado do Rio de Janeiro. Após muita dedicação veio o reconhecimento. Faculdades e escolas técnicas começaram a convidá-lo para palestrar sobre o tema em vários locais do país. O CRTR4 RJ notando o potencial desse profissional o convidou para integrar e dirigir a pasta de Câmara Técnica em Radiologia Odontológica. Richard atua também como integrante da COREFI e no ente nacional CONTER, integra a Câmara Técnica de Radiodiagnóstico.

“Discutimos e contribuímos muito de forma técnica para a construção e defesa do que é de melhor para nossa classe e sociedade. Tenho um carinho muito grande por essas oportunidades como profissional.”

E foi assim, foram altos e baixos, términos e continuidades. As mudanças foram constantes. Alguns vínculos que ele achou que seriam longos, foram desfeitos e isso fez parte de sua evolução. Richard conta orgulhoso e encara sua formação em tecnólogo como uma verdadeira luta e algo que contribui na sua trajetória na profissão.
E em sua última frase ele disse:

“Hoje eu só tenho a agradecer por fazer parte da Radiologia e a Radiologia fazer parte de mim!”

Compartilhe