CONSELHO REGIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA DO RIO DE JANEIRO

NOTÍCIAS

Notícias do CRTR4RJ

A ATUAL GESTÃO DO CRTR4 RJ VEM A PÚBLICO PRESTAR CONTAS DOS ANOS DE 2017, 2018 E 2019 JUNTO AOS SEUS PROFISSIONAIS E ESCLARECIMENTOS.

Por conta da equivocada matéria publicada pelo CONTER sobre as auditorias de todos os CRTRs, onde mais uma vez nos coloca como protagonista, assim como na matéria intitulada “AUDITORIA EXTERNA ANALISARÁ PROCESSOS FINANCEIROS DO CRTR4 RJ” onde não deixou claro que se tratava dos anos de 2011 e 2012, a Diretoria Executiva do CRTR4 RJ se viu na obrigação de vir a pública prestar esclarecimentos.

Antes de partirmos para a prestação de contas, é importante pontuar que ao solicitarmos a retirada da matéria sobre as Auditorias Externas de 2011 e 2012 para o CONTER, o fizemos alegando que nunca fora feito uma matéria de igual teor com outros regionais e que o TÍTULO da matéria abria brecha para interpretações erradas. O CONTER omitiu que sim, entendeu nossa solicitação e o título abria brecha. Por esse motivo o alterou em todas as suas mídias sociais.
Já sobre a isonomia no tratamento frente a outros CRTRs, retirando a matéria do ar, infelizmente não foi feita. Fomos tratados de maneira diferente dos demais.
Sem conseguirmos compreender, membros do CONTER divulgaram em grupos de whatsapp que nós solicitamos que fosse publicada matéria sobre a prestação de contas de todos os CRTRs. Apesar de muito lisonjeiro e de demonstrar boa intenção, não procede tal informação. Solicitamos mesmo que nossa matéria fosse retirada, pois ela era imprecisa e até mesmo poderia ser vista como tendenciosa, como já esclarecemos. Fomos tratados de forma diferente dos demais.

Para o Diretor Secretário Cadu Miranda, esse tratamento diferente dado ao CRTR4 RJ precisa ser bem explicado. “Não há nenhuma justificativa, até porque, eles não podem fazer isso, pois incorreriam em improbidade administrativa se não for muito bem entendido o motivo”, disse o diretor. “É uma pena termos que vir a público prestar esse tipo de esclarecimento. Poderíamos estar trabalhando em prol dos profissionais” acrescentou.
“Espero do fundo do coração que não seja porque no próximo ano será iniciado o processo eleitoral no CRTR4 RJ e no CONTER”, disse o Diretor Presidente Marcello Carlos.

Sobre a auditoria, desde quando a atual Diretoria Executiva assumiu a gestão em abril de 2017, o CRTR4 RJ sofreu 3 auditorias relativas aos anos de 2017, 2018 e 2019 em apenas 11 meses, além de reanálises contábeis referentes aos anos de 2011 e 2012. Foram 11 meses deixados de trabalhar mais ativamente junto aos profissionais, por ser necessário 100% de dedicação.
As auditorias são sempre anuais e tem como base o ano anterior, ou seja:
2017 – Auditoria em 2018
2018 – Auditoria em 2019
2019 – Auditoria em 2020
Servem para verificar se os procedimentos administrativos foram feitos de maneira correta. Por exemplo, se os CRTRs não cobrarem os profissionais inadimplentes, por nenhum dos meios possíveis, os gestores do CRTR4 RJ podem ter suas contas IRREGULARES, ou no jargão popular, REPROVADAS. Se não cobrarmos você, profissional, o CONTER REPROVA nossas contas.
Outro exemplo é se os valores que o CONTER tem a receber for inferior a 1/3 (o maior repassa de todos os conselhos de profissões regulamentadas) de toda a arrecadação do CRTR4 RJ. Ou seja, se o CONTER não receber tudo que precisa receber do CRTR4 RJ, REPROVAM nossas contas.

Nessas auditorias são feitos alguns apontamentos de questões que estejam em discordância com as resoluções do CONTER ou leis, e assim, orientam para que façam as correções para o ano seguinte. Isso se torna um grande problema se as auditorias não acontecerem no tempo correto.
Nossas auditorias aconteceram fora do tempo e recebemos os relatórios preliminares nos meses e anos, como segue:
2017 – 04/2019
2018 – 01/2020
2019 – 09/ 2020

Dessa forma, torna-se impossível qualquer correção para o ano seguinte, afinal, como corrigir alguma coisa para o ano de 2018 se soubemos o que corrigir somente em janeiro de 2020?
Outro ponto muito importante é que nossos colaboradores, membros de comissão, conselheiros, diretores e convidados, pessoas que fazem o CRTR funcionar, NÃO RECEBERAM NENHUMA VERBA DE FORMA ILEGAL. Todos receberam exatamente conforme Resolução CONTER e Portaria CRTR4 RJ (aprovada pelo plenário do CONTER) vigentes até o dia 31/12/2020.
“Vamos publicar nossa prestação de contas, porque é um dever nosso esclarecer os profissionais. Qualquer dúvida, solicitem ao CONTER a prestação de contas e confiram”, disse o Diretor Presidente Marcello Carlos.
“Depois dessa publicação, vamos aguardar qual será a próxima matéria que o CONTER fará sobre o CRTR4 RJ, mostrando que talvez realmente nos trate de forma diferente dos demais”, finalizou o Presidente.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

OFÍCIO CRTRRJ Nº 454-2020 AO CONTER – SOLICITAÇÃO PARA RETIRADA DA MATÉRIA DE AUDITORIA DO CRTR4

Compartilhe